O pai deve sempre participar do ensaio gestante?
Compartilhe
Teoricamente, o parceiro (ou a parceira) também é peça fundamental para nós num ensaio gestante. Gostamos de retratar as relações, trocas e emoções em determinadas fases da vida, e por isso, a sessão pode ser mais completa com a presença do pai (ou outra mãe). O ensaio terá a história completa - deixa de ser apenas alguns retratos - e tem um storytelling.
Acontece que nem sempre as pessoas se sentem confortáveis em serem fotografadas e já desistem antes de pensar no assunto! Isso pode causar alguns impasses.
Nossa sugestão é refletir: “será que não dá mesmo para flexibilizar?” Se ser fotografado é algo que você acredita que não leva jeito, ou não se sente confortável, vamos ultrapassar o medo e superar um desconforto pensando no significado que as fotos terão para seu filho ou filha um dia? Vale a pena o investimento de tempo e esforço pelo que isso irá representar de memória no futuro? Se abra para novas experiências, a vida de vocês está prestes a mudar totalmente!
Se a resposta do pai for um não definitivo, grávida, não se desestimule. Realize a sua ideia, não deixe de seguir com o pensamento e fotografe sozinha as enormes transformações do seu ser e do seu corpo com seu bebê ainda aí dentro de você.
É importante lembrar que o nível de envolvimento na sessão pelo parceiro(a) é totalmente de acordo com o que faz sentido para vocês, então isso será muito pessoal. Já tivemos companheiros que fizeram questão de estar em quase todas as fotos e outros que optaram por serem fotografados apenas em poucos momentos da sessão. Não faz sentido que o ensaio seja forçado ou desagradável, né? Então, just chill, e nos diga de antemão qual o nível de envolvimento você prefere nessa hora.
E para você que é mãe solo e está lendo esse artigo, saiba que fotografar sozinha faz todo o sentido; a hora é de celebrar o seu momento e do seu bebê. Serão retratos que seu filho (ou filha) irá valorizar muito quando entender a magnitude do seu amor e da sua entrega. Além do que, será maravilhoso retornar a essas imagens por si própria em alguns anos à frente.
Para resumir: não há receitas de bolo, cada família é única, assim como a individualidade de cada pessoa que será fotografada. E, saiba que seja qual for a sua história, ela será bela por ser verdadeira e autêntica.
FOTOS ILUSTRANTO O POST: Malu e Danilo esperando Vicente.
Locação: Casa 232
Beleza: Gabi Ferron