Saiba se preparar para ensaio de grávida e de bebê
Compartilhe
QUANDO?
Geralmente, a primeira dúvida é quando fazer o ensaio fotográfico. No caso da gravidez, é preciso ter em mente que cada mulher é uma e cada gestação também. Indicamos, apenas por questões da sua comodidade, fazer entre 28 e 33 semanas. Muito antes desse período, a barriga ainda não estará em sua plenitude (em termos de formato) e mais perto do final, pode ser uma época de maior inchaço, mais desconfortável, cansativo e você pode sentir certa insegurança na sua mobilidade para o ensaio. Se observe e converse com sua obstetra caso tenha qualquer dúvida em situações de repouso.
ONDE?
Você que nos conhece já sabe que fazemos fotos em ambientes externos, nada de estúdio! Mas, caso o seu local tenha bastante luz disponível e janelas, adoramos fazer na casa da família, num horário em que incida bastante iluminação (pode até ser de manhã).
Caso tenha um sítio de amigos ou parentes ou algum local importante para sua memória também é ótimo, mas orientamos que você apenas pense se o estilo do lugar é mesmo a sua cara.
(Ao ar livre orientamos o começo das fotos entre 15h30 e 16h para aproveitar a melhor luz do dia).
Temos costume de fotografar em cenários públicos como praças, estradinhas bonitas, alto de montanhas, e podemos te mostrar os que mais gostamos, mas lembre-se: você terá menos segurança e conforto, não sendo ideal para ensaios mais longos com várias trocas de roupas. Ah, e algo primordial que as grávidas precisam e não é possível nesses cenários: o uso do banheiro.
Caso não seja nenhuma dessas opções o que você sonha, temos uma lista de locações opcionais privativas, lindas, confortáveis e com possibilidades de fotos internas e externas (é sempre bom ter plano A e plano B em caso de chuva) para indicar para nossas clientes. Aqui, é preciso de um pouquinho mais de investimento, mas já adiantamos que vale muito a pena.
COMO?
A maquiagem profissional, bem indicada para nosso estilo de fotografia, é imprescindível. Como não usamos luz artificial em quase nenhuma foto, a beleza pode ser leve, natural, mas faz toda a diferença no resultado final.
A fotografia muitas vezes exacerba detalhes que não enxergamos em nós na frente do espelho, então a maquiagem é nossa super aliada. Se for feita de uma maneira adequada, ela permite que o resultado seja mais REAL, não necessitando de alterações bruscas no Photoshop. Peles naturais são mais bonitas do que aquelas “emborrachadas” e fakes de tratamentos exagerados. Por isso, temos uma lista de maquiadoras maravilhosas para te recomendar, algumas delas com condições especiais para nossas clientes.
Algumas grávidas optam por fazerem elas mesmas a maquiagem, mas só indicamos isso caso a pessoa tenha muita aptidão, costume, tenha bastante tempo livre e possua os materiais completos necessários para um resultado legal.
O QUÊ?
Num ensaio de família, a não ser que seja uma vontade sua por qualquer motivo, não indicamos trocas de roupa.
Caso vocês mudem o ambiente, o cenário e o clima da sessão pode, sim, fazer sentido trocar uma ou no máximo duas vezes, mas trocar por trocar, não vemos motivo. Iremos retratar um dia na sua vida, quando é que você fica a cada momento, mudando seu look do nada? Nunca né!? Então, vamos optar pela naturalidade?
Para os bebês, é interessante pensar em roupas mais básicas, que a gente possa ver o corpinho deles e fotografar os braços, pés e perninhas e outras composições mais arrumadinhas para deixar registrado um look mais especial. Mas, não exagere para não estressar a criança ou perder tempo precioso de fotos em trocas de roupas.
Para as grávidas, seguimos a mesma orientação, mas aqui acreditamos que pelo menos duas produções são ideais, mas, não mais do que três. Isso se você quiser algo mais íntimo, com a barriga à mostra numa parte da sessão e outras mais vestidas para cenários abertos e sessões mais completas. Mas, não tem nada de errado em não trocar de roupa! Seja você.
QUANTOS?
Para os bebês, principalmente no primeiro ano, sugerimos fazer 3 ensaios. Você pode optar por começar logo no primeiro mês, repetir com 4 meses e finalizar com 8 ou 9 meses. Não é uma regra, claro, mas sentimos que a distância entre eles, sendo consistente, é possível acompanhar bem as mudanças e evoluções da personalidade do bebê, sem ficar repetitivo demais.
E, lógico, você irá já fotografar no aniversário de um aninho, portanto termina o acompanhamento aí.
Não nos cansamos de repetir, porém: você deve pensar em registrar seu filho uma vez por ano depois disso; é uma experiência que irá ficar com vocês para sempre. E, depois que ele cresce, continua sendo fofo e importante fotografar! Eles continuam mudando muito, tanta coisa se perde e tanta coisa nova acontece! Quando ele definitivamente chegar na vida adulta, você vai querer voltar em todos os anos dele, dizemos isso por experiência própria, porque a gente esquece tanta coisa…
Se você tiver qualquer outra dúvida, converse comigo.
Eu te ajudo na produção e preparação para esse dia tão significativo!
Carol
31 992027556
IG: @lutterbachfotografia