
Seis passos para Entrega de Álbum Perfeita
Compartilhe
6 PASSOS QUE TODO FOTÓGRAFO DEVE TOMAR ANTES DE ENVIAR O ÁLBUM PRONTO PARA SEU CLIENTE
Você teve cuidado em todo o processo de atendimento e criação do álbum, ofereceu a melhor tecnologia para ter o melhor e mais rápido workflow. O álbum chega da encadernadora e você fica ansioso para fazer logo a entrega. Mas, calma! Agora só falta mais um passo para que você finalize com chave de ouro e impressione o cliente a ponto dele te enviar um depoimento incrível para que você utilize no seu marketing.
E, claro, para que também garanta futuras e muitas indicações para novos projetos de álbum.
Confira as cinco maiores lições que aprendi em quase 20 anos de experiência criando e vendendo álbuns fotográficos premium.
1. Customize um cartão de agradecimento com seu logo e espaço para um recado escrito à mão, que irá junto ao álbum. Ainda não inventaram algo tão singelo e cuidadoso quanto tirar um tempo para escrever uma carta personalizada;
2. Inclua uma embalagem com as cores do seu branding para envolver o álbum; sugiro pensar em laços de seda ou de outro tecido que combine com seu estilo para um toque mais particular à embalagem final; é interessante pensar numa tag que identifique o cliente, dando um charme a mais na peça.
3. Inclua informações significativas quanto às melhores práticas de cuidado com o álbum. Aconselho imprimir num papel de qualidade (eu uso papel vegetal) e coloque dentro do álbum;
4. Crie um certificado de autenticidade para a peça do seu studio. Com informações da peça, data, nome da encadernadora e assinatura. Assim, você distingue o seu álbum como uma peça artística e original.
5. Se possível, faça a entrega do álbum pessoalmente. Chame o cliente para um café, reveja as imagens e certifique-se que ele conferiu toda a peça. Participe dessa emoção, e caso ele esteja de acordo, filme esse momento para poder depois utilizar em publicações nas redes sociais.
6. Se fizer sentido para o seu público, envie um gift card com algum bônus para uma próxima compra ou para um amigo indicado te procurar para nova encomenda. A dica de ouro é colocar limitação na quantidade e um prazo relativamente pequeno para usar o benefício.
E para finalizar, caso seu cliente não possa receber o álbum pessoalmente, faça de tudo para facilitar, com toda a segurança possível, a entrega dele no menor tempo. Assim você o estimula a quem sabe já começar a pensar na próxima encomenda?




Por Carol Godoi
Jornalista e Designer, é responsável pelo marketing, venda e criação de produtos fotográficos na Lutterbach Fotografia, studio em Belo Horizonte – Brasil - que atua em diversas áreas fotográficas desde 2008.
Para encomendas de projetos de álbuns personalizados e únicos, entre em contato e verifique a agenda no 31 99202-7556 ou envie um email para [email protected]