
Como escolher as fotos do álbum de casamento
Compartilhe


* Primeiro de tudo, se organize e coloque lembretes de cada etapa em sua agenda. Se comprometa e entenda que isso deve ser prioridade em sua vida. Hoje pode parecer algo trivial, mas já vi casais se arrependerem por não terem feito isso e perderem todo o material por deixarem em mídias não confiáveis ou por esperarem tantos anos que o fotógrafo não tinha back up das fotos mais! Já presenciei casos de pessoas que perderam a chance de fazer o álbum porque o fotógrafo mudou de carreira. Nesses anos já tivemos clientes que voltaram depois de anos porque foram assaltados, perderam o pen drive, tiveram o back up corrompido e outras histórias mil de arrepiar... Enfim, só o álbum sobreviverá ao tempo e depende de você encomendá-lo.
* Escolha as fotos por etapa. Marque as que mais gostarem do making of dos noivos num dia, depois volte para escolher as da cerimônia, e assim por diante. É um processo que demanda muita atenção, mas o planejamento e consistência resolve tudo. Não tente fazer o processo de uma vez só, torne essa missão prazerosa e reviva os momentos lindos que viveram.
* O álbum tem que contar a história do seu dia de casamento, do começo ao fim, envolvendo quem está folheando a peça. Muita gente erra escolhendo muitas fotos dos noivos juntos e dos pais, focam apenas nos retratos, e aí fica parecendo um catálogo de noivos, e não a história do dia.
* Um álbum bem montado é um álbum editado. Isso significa uma escolha qualitativa, e não quantitativa. Fotos demais só tornam o material monótono, cansativo, repetitivo e pesado. Preferimos projetos minimalistas, por isso, se você quer colocar mais fotos do que o previsto, avalie separar a história em dois volumes. Nós te ajudaremos nessa decisão!
* Numa fórmula rápida, tente escolher as fotos para o álbum seguindo esta proporção:
10% para making of noivo e noiva
30% para cerimônia
30% para protocolos, como corte do bolo, brinde, fotos dos pais e padrinhos, decoração e seus detalhes.
30% para fotos da festa e convidados, incluindo jogar o buquê, pista e finalização da história.
* Depois que marcar todas as escolhidas, feche tudo e vá dormir. Volte no dia seguinte, mais descansada, repasse as escolhidas para tentar diminuir a quantidade, evitar fotos repetitivas e muito parecidas. E aí... esqueça as outras!
* Há quem discorde, mas para mim o álbum é do casal. Se você escolher as fotos pensando em agradar todos os membros significativos da família, não conseguirá fazê-lo. Lembre-se de que terá as fotos em alta para fazer um álbum menor com fotos posadas de convidados. Essas fotos tem sim o seu lugar, mas devem ser escolhidas pensando na importância das pessoas para a família no longo prazo. Se você quer agradar a muita gente, mas não gostaria de encher o álbum com fotos posadas de dezenas de pessoas, uma boa ideia é imprimir depois algumas fotos para enviar de presente aos convidados com uma carta de agradecimento.
* Uma forma de agradar aos seus pais sem prejudicar o gosto e opinião de vocês é contratar um álbum para eles, ou vocês mesmos fazerem um fotolivro com as fotos preferidas deles, escolhidas por eles, depois. Acho bacana presentear os pais, mas com as escolhas deles para o álbum e não as suas. Assim eles têm as preferidas impressas e vocês tem mais liberdade de editar o álbum como vocês dois avaliarem melhor.
* Cuidado com o excesso de fotos dos padrinhos. É desnecessário fotos da entrada de todos os padrinhos e dos padrinhos no altar. O ideal é usar apenas de 2 a 4 fotos com todos os padrinhos nas fotos protocolares. Fica mais natural, sem ser repetitivo.
* Momentos que geralmente não podem faltar: detalhes da noiva se aprontando, momento mais especial do making of, a noiva pronta, noivo se aprontando com amigos/pai, noivo pronto, noiva no carro com pai, expectativa da entrada, noivo entrando com a mãe, noivo esperando a entrada, entrada dos pajens, noiva se preparando para entrar, noiva entrando, a entrega e o encontro, a emoção do altar, a benção, os votos, a troca de alianças, troca de olhares apaixonados, o beijo, a saída, a comemoração no carro, algumas fotos do local da festa e decoração mais importante, fotos com familiares e padrinhos, retrato do casal junto, a entrada na festa, o brinde com a família, o corte do bolo, fotos descontraídas na festa com amigos mais queridos, fotos bonitas na pista de dança e jogando o buquê e finalizando com fotos que indiquem o fim da noite.
* Além das fotos tradicionais citadas acima, se preocupe em escolher também as que mais gostar que sejam poéticas, misteriosas, espontâneas, emocionantes e que destaquem seu álbum com a assinatura do fotógrafo que você escolheu. Fique atento à momentos que apenas ocorreram no seu casamento, escolha as fotos que identifique seu evento como único!
* Seu álbum vai ser visto daqui a 20 ou 30 anos por seus filhos ou sobrinhos, que não estiveram no dia. Se preocupe em escolher também algumas fotos que mostrem o clima do dia, fotos mais abertas que informem o estilo das suas escolhas e outras fechadas com detalhes de tudo que vocês criaram e investiram nessa comemoração para que a história seja contada por completo.
BOM TRABALHO!
Ah, e não custa lembrar: fique atento ao prazo de vocês em cada etapa do processo e contribua para que seu álbum chegue em suas mãos o mais rápido possível.
Beijos,
Carol Godoi.